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DEFESAS FINAIS

Dissertações defendidas:

1. DISCENTE: VALMOR FERREIRA SANTOS

TÍTULO: Uma introdução ao movimento do neoateísmo: definições e metateses
PALAVRAS-CHAVES: Neo-ateísmo. Religião. Mal.

RESUMO:

Essa dissertação de mestrado em Ciências da Religião intitulada Uma introdução ao movimento do neoateísmo: definições e metateses tem como objetivo apresentar uma introdução a problemas muito básicos do neoateísmo (NAT). O NAT está associado comumente a quatro pessoas, a saber, Sam Harris, Richard Dawkins, Daniel Dennett e Christopher Hitchens que são considerados os genitores desse conjunto de ideias a respeito da religião. O objeto dessa dissertação não são primariamente as teses sustentadas por esses intelectuais, mas o de compreender o próprio NAT. Em relação à metodologia da pesquisa é de índole conceitual, não empírica, porém vale-se de pesquisas históricas e sociológicas a respeito do tema. Após observar que há grande divergência na literatura e na mídia de como entender o NAT estabelecemos no primeiro capítulo um conceito mínimo de ‘ateísmo’ e no segundo de ‘neoateísmo’. No último capítulo, o terceiro, discutimos algumas metateses, alegações gerais a respeito do NAT. Concluímos que o ateísmo deve ser entendido entre outras propriedades como a ausência da crença em Deus ou nos deuses. O NAT mesmo que não definido, podemos compreendê-lo como um grupo de teses com semelhança de família. Por fim, em relação às metáteses, concordamos parcialmente com Zenk que o NAT é uma construção da mídia; igualmente com LeDrew que é um movimento social, fundamentalmente uma ideologia. Porém, discordamos de Paine e Nall de que tal movimento é um fundamentalismo como definido por ambos os autores. Desejamos que esse trabalho seja uma contribuição para os estudos do ateísmo em nosso país.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1837201 - ADILSON ALCIOMAR KOSLOWSKI
Interno - 2178463 - JOSE RODORVAL RAMALHO
Externo à Instituição - RODRIGO JUNGMANN DE CASTRO

 


2. DISCENTE: CÂNDIDO LUIZ SANTOS MAYNARD
TÍTULO: O DISPENSACIONALISMO E A UTILIZAÇÃO DE SÍMBOLOS JUDAICOS NOS CULTOS EVANGÉLICOS.
PALAVRAS-CHAVES: Religião, Judaísmo, Secularização, Dispensacionalismo.

RESUMO:

O desgaste sofrido com o tempo, as novas tecnologias e as novas propostas religiosas são alguns dos desafios que as igrejas evangélicas, tradicionais, pentecostais e neopentecostais enfrentam. O presente trabalho tem por objetivo identificar as possíveis reações das igrejas neopentecostais na modernidade, diante da intervenção da secularização e o papel do Dispensacionalismo nessa ação. Depois de um longo e rico processo histórico de pluralização da nossa matriz religiosa. Como instrumento nos utilizamos da pesquisa bibliográfica, pautada nas propostas de autores como: Peter Berger, Ricardo Mariano e Charles C. Ryrie, além de leituras dos dados demográficos brasileiros obtidos através do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Como resultante perceber especificamente como comunidades neopentecostais tem buscado vencerem esse processo, por conta da pouca, ou quase total ausência de símbolos, que vinculem sua identidade ao sagrado. Contrarias ao catolicismo que mantem um capital simbólico riquíssimo, no entanto vem perdendo sua posição de liderança numérica a cada década. Qual seria a sua ferramenta de manutenção da simbologia sagrada? Concluímos que, os usos de capitais simbólicos do judaísmo estão sendo utilizados para esse fim. Essas apropriações são manifestações em resposta às pressões, utilizando-se do Dispensacionalismo para legitima-las institucionalmente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543483 - MARCOS SILVA
Interno - 3316721 - PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR
Externo à Instituição - ARNALDO ÉRICO HUFF JÚNIOR

 

3. DISCENTE: ISIS CAROLINA GARCIA BISPO

TÍTULO: O MISTÉRIO DE FRANCISCO PEÑARANDA: A MAGNÍFICA HISTÓRIA DE UM CRIPTOJUDEU E SEU TESOURO OCULTO NA ESPANHA DO SÉCULO XVI
PALAVRAS-CHAVES: Cristãos-novos, Criptojudaísmo, Inquisição Moderna e Biblioteca de Barcarrota.

RESUMO:

Durante muito tempo, em Portugal e na Espanha, se cultivou a crença de que os judeus ao serem expulsos da Península Ibérica, no início da Idade Moderna, esconderam tesouros em determinados locais para serem resgatados na posteridade. Apesar desse relato está envolto em um clima de mistérios e também ser distorcido pela imaginação popular, na esperança que muitos acariciam de encontrar riquezas em joias e metais preciosos, existem indícios de que essas riquezas encobertas eram constituídas por livros censurados uma vez que, em sua fuga para outros países cristãos, eles não poderiam levá-los consigo. Assim, para corroborar com esse relato, em 1992 quando era realizada a reforma de uma secular residência na pacata vila de Barcarrota, na Espanha, foi encontrado um "tesouro oculto” escondido por tapumes num espaço vazio existente entre as paredes. Tratava-se de um conjunto heterogêneo de dez impressos, um manuscrito e uma nômina. A partir dessa surpreendente descoberta é desvelado, pelo historiador e professor extremeño Fernando Serrano Mangas, que esse conjunto de livros clandestinos foi ocultado pelo médico criptojudeu Francisco de Peñaranda, por volta de 1557. Portanto, essa dissertação procura ilustrar, a partir da análise das obras “Alborayque” e “A muito devota oração da emparedada”, o universo místico criptojudaico e seus meandros no contorno do século XVI. Nessa perspectiva, trabalhamos segundo o método indiciário, proposto por Carlo Ginzburg, para destacar elementos fundamentais da cosmovisão dessa minoria que foi objeto de perseguição pela Inquisição Moderna.


MEMBROS DA BANCA:

Externo ao Programa - 551.480.939-00 - EDUARDO GROSS
Externo à Instituição - JUAREZ CAESAR MALTA SOBREIRA
Presidente - 1543483 - MARCOS SILVA

 

4. DISCENTE: CLEVERTON RODRIGO ROCHA SILVA

TÍTULO: HEIDEGGER E HÖLDERLIN: CONSIDERAÇÕES SOBRE O POÉTICO E O SAGRADO.
PALAVRAS-CHAVES: Heidegger, Hölderlin, Poesia, Sacralidade, Religião, Ciências da Religião

RESUMO:

A presente pesquisa versa sobre os primeiros cursos de M. Heidegger sobre o poeta Hölderlin focando na relação entre a linguagem poética e o sagrado. Com isso, buscamos explorar a proximidade da poesia com o pensamento filosófico atentando para a questão chave da ontologia heideggeriana e suas consequências para as Ciências da Religião, a saber: em que medida o poético abre para uma experiência de mundo marcada pela aparição divina? Para tanto, dividimos nossa dissertação em três capítulos: 1) Martin Heidegger: poesia e sacralidade; 2) Ser sem Deus: o habitar sagrado; 3) Poesia e sacralidade: a voz do poeta dos poetas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente -  CICERO CUNHA BEZERRA
Externo ao Programa - EDUARDO GROSS
Interno - JOE MARCAL GONCALVES DOS SANTOS